QUEM SOU EU

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Belém, Norte/PA, Brazil
Ex-oficial do Exército Brasileiro; Graduado em Engenharia Elétrica/Eletrônica; Especialista (MBA-Latus Sensus) em Gestão da Segurança Empresarial. Atual Cordenador e Professor do Curso Superior de Graduação Tecnológica em Gestão da Segurança Privada das Faculdades de Integradas Ipiranga; Professsor do ITAM para o curso de Técnico em Segurança do Trabalho; Professor do INABRA para o curso Técnico em Eletrotécnica; Consultor Independente em Segurança Privada.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

CURSOS DE SEGURANÇA PRIVADA - PROJETO SECURITY MANAGEMENT

CURSO DE TÉCNICAS OPERACIONAIS

25, 27, 29 DE JANEIRO DE 2011

EMENTA:
  • FUNDAMENTOS DA SEGURANÇA PRIVADA;
  • PRIMEIROS ATENDIMENTOS PRÉ-HOSPITALARES PARA PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA;
  • PLANO DE ABANDONO DE ÁREA;
  • NOÇÕES DE GERENCIAMENTO À AMEAÇA DE BOMBA;
  • NOÇÕES DE DIRAÇÃO DEFENSIVA, EVASIVA E OFENSIVA;
  • TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA NA SELVA
VALOR DO INVESTIMENTO = R$ 200,00 (DESCONTO ESPECIAL PARA PAGAMENTO À VISTA)
HORÁRIO DA REALIZAÇÃO DO CURSO
08:00 às 22:00 (TER E QUI)
08:00 às 18:00 (SÁB)

INSCRIÇÕES EM NOSSO ESCRITÓRIO COMERCIAL
TV ANGUSTURA 1180 PEDREIRA – FONE: 32339549 (WANDA)

PAGUE COM O SEU CARTÃO DE CRÉDITO


CURSO DE FORMAÇÃO DE INSPETORES DE SEGURANÇA PRIVADA

PRIMEIRA TURMA DE 2011
TURMA PAR –14, 16,18 de fevereiro de 2011
TURMA ÍMPAR – 21,23,25 de fevereiro de 2011

EMENTA:
  • ASPECTOS MAIS IMPORTANTES DA PORTARIA 387 ATUALIZADA E DA LEI 10.826 (ESTATUTO DO DESARMAMENTO) PARA A FUNÇÃO DE INSPETORIA DE SEGURANÇA.
  • ELABORAÇÃO DE ESCALA DE SERVIÇO;
  • GESTÃO DE PESOAS NA ATIVIDADE DE SEGURANÇA;
  • TÉCNICAS DE ENTREVISTA E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE OCORRÊNCIA;
  • ELABORAÇÃO DE SINDICÂNCIA;
  • NOÇÕES DE PROJETO DE SEGURANÇA;
VALOR DO INVESTIMENTO = R$ 200,00 (DESCONTO ESPECIAL PARA PAGAMENTO À VISTA)
HORÁRIO DA REALIZAÇÃO DO CURSO = 08:00 ÀS 18:00

A INSEGURANÇA NO BRASIL

BRASIL É O 2º NO RANKING MUNDIAL DE FURTOS EM LOJAS, DIZ ESTUDO

Prejuízos causados pelo crime e por erros administrativos no comércio brasileiro somaram R$ 3,9 bilhões entre 2009 e 2010.
FONTE: BBC

O Brasil ocupa, ao lado do Marrocos, o segundo posto no ranking dos países onde há mais prejuízos causados por furtos em lojas, segundo um estudo de uma organização britânica especializada em vendas no varejo.
Intitulado Barômetro Global de Furtos no Varejo, a pesquisa calcula que entre julho de 2009 e junho deste ano os lojistas brasileiros perderam R$ 3,9 bilhões em furtos e erros administrativos.
O valor representa 1,64% do total das vendas no período e, proporcionalmente, só é inferior ao da Índia (2,72%). Participaram do levantamento no Brasil 37 redes varejistas de variados setores, com 29.132 lojas espalhadas pelo país.

Aumento nos prejuízos
Do total dos prejuízos registrados por lojistas brasileiros, 32,8% foram atribuídos a furtos por clientes, 43,4%, a furtos por funcionários e 7,6%, a fraudes envolvendo fornecedores e vendedores. Outros 16,2% foram creditados a outros tipos de erros.
O Brasil foi o único entre os 40 países pesquisados a ter registrado aumento nos prejuízos, ainda que o crescimento tenha sido de apenas 0,02 ponto percentual em relação a 2009.
Em entrevista à BBC Brasil, Joshua Bamfield, diretor do Centro de Pesquisas do Varejo (órgão que conduziu o estudo), diz que não se pode creditar a piora do índice brasileiro somente à criminalidade. "Os lojistas têm trabalhado duro em identificar perdas, então parte desse aumento pode ser atribuído a uma maior precisão nos dados."

América Latina
Além do Brasil, participaram do estudo outros dois países latino-americanos: o México, 5º colocado da lista, com perdas causadas por furtos equivalentes a 1,61% das vendas, e a Argentina, em 11º lugar, com 1,48%.
No ranking geral, Índia, Brasil e Marrocos são seguidos por África do Sul, Rússia, México, Tailândia, Malásia e Turquia.
No outro extremo da tabela, figuram entre os países com menores perdas causadas por furtos Taiwan (0,87%), Hong Kong (0,91%) e Áustria (0,97%).
Os Estados Unidos (10º lugar e 1,5%), o Canadá (12º e 1,42%) e a Austrália (15º e 1,32%) foram os países desenvolvidos que tiveram pior desempenho.

Melhora em relação a 2009
O estudo calcula em R$ 182 bilhões o total de perdas causadas por furtos em 2010 no mundo todo, o equivalente a 1,36% do valor das vendas. O índice é 5,6% menor do que o registrado em 2009, resultado creditado à melhor situação da economia mundial e ao aumento de 9,3% nos investimentos em segurança, que custaram R$ 45,4 bilhões aos cofres das lojas em 2010.
As maiores reduções em furtos ocorreram na Índia (15,1%) e nos países da América do Norte (6,9%, em média).
Os setores que mais registraram ocorrências foram os de peças de carros e materiais de construção (1,81%); roupas e acessórios (1,72%); e cosméticos (1,7%).
Já os menos afetados foram os de bebidas alcoólicas (0,72%); calçados e artigos esportivos (0,76%); eletrônicos e computadores (0,87%).

Lâminas de barbear
As lojas relataram ter detido 6,2 milhões de ladrões em 2010, dos quais 800 mil eram seus próprios funcionários. Os lojistas que mais apreenderam criminosos foram os europeus (3,4 milhões), seguidos pelos norte-americanos (2,5 milhões).
Em média, cada furto por cliente gerou prejuízo de R$ 330; já os furtos de funcionários custaram R$ 3,29 mil cada.
Entre os itens mais furtados destacaram-se lâminas e cremes de barbear, smartphones, perfumes, bebidas, carne fresca, escovas de dente elétricas, café, DVDs, jogos eletrônicos, bolsas.

ARTIGO TÉCNICO

AUTOR: ANDRÉ LUIZ PADILHA FERREIRA
Publicado no site www.administradores.com

RECURSOS HUMANOS.
UMA PODEROSA FERRAMENTA EM PROL DA SEGURANÇA CORPORATIVA.

Estamos vivendo tempos de constantes mudanças, quer seja por imposição do mercado consumidor, quer seja por imposições legais, são os mais variados motivos que de uma forma ou de outra impõem a necessidade de mudar os modelos de gestão que hoje são empregados para o recrutamento e seleção nas empresas.

O capital humano sem dúvida nenhuma é o principal ativo que as empresas possuem atualmente, pois segundo “Abraham Maslow” (Motivation and Personality), o ser humano vive em uma busca frenética para satisfazer suas necessidades pessoais, que são escalonas em ordem de prioridades, a cada novo desafio vencido sempre haverá outro que ira surgir, é uma realidade, que é aplicada as grandes organizações.

A era industrial foi um importante passo dado em prol do progresso, e uma das figuras históricas da época foi Fayol (Funções Administrativas - Planejar, Organizar, Liderar e Controlar – Teoria Geral da Administração), naquele período as industriais visavam principalmente os processos, sua eficiência e a produtividade acima de tudo, deixando o ser humano em segundo plano, uma realidade que ao passar dos anos também foi se modificando, alguns teóricos aprimoraram essa teoria para as atuais necessidades das empresas, que estão inseridas em um ambiente bastante mutável.

O processo de recrutamento e seleção para ocupar um determinado cargo/função de uma organização, principalmente para uma área estratégica, sensível ou vital, têm que planejada de forma cautelosa, visando acima de tudo selecionar a pessoa certa, com as habilidades, competências (influência, desenvolvimentos de pessoas, habilidades para gerenciar mudanças, liderança de pessoas) e as principais características comportamentais (capacidade de trabalhar sob pressão, resilência, perseverança, autoconfiança, capacidade de tomada de decisões em um curto espaço de tempo) requeridas para desempenhar tal atividade dentro do quadro funcional da sua empresa. O departamento de Recursos Humanos tem um papel estratégico e fundamental (atrair, reter e desenvolver o capital humano no âmbito interno das organizações) esse é um paradigma ainda não quebrado em muitas organizações.

O processo de “seleção e recrutamento” (conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes para ocupar um determinado cargo/função dentro da organização – Chiavenato) necessita ser norteado de outros protocolos de segurança para minimizar os riscos de problemas futuros após a contratação, alguns itens devem ser abordados com ênfase, mas sem ferir os direitos garantidos na Constituição Federal de 1988, na Consolidação das Leis Trabalhistas de 01 de maio de 1943, Normas Regulamentadoras do MTe – Ministério do Trabalho e Emprego, além de outras leis que não podem se deixadas de lado, tipo o CPB – Código Penal Brasileiro.

Alguns pontos importantes que devem ser observados pelo departamento de Recursos humanos antes de contratar um profissional:

  Recrutamento: durante este processo, cooptar o número ideal de currículos para preencher determinada vaga, para evitar o que chamamos de “gold plating” (trabalho supérfluo), ou através de programas inovadores requisitar no banco de dados da empresa os currículos que atendam os requisitos básicos para participar do processo seletivo. É claro que todo este esforço temporário depende de outros fatores, que cabe ao responsável do departamento de recursos humanos avaliar na hora de realizar a melhor metodologia para realizar o recrutamento, interno ou externo, de acordo com a política que cada empresa adota para cada caso.

  Seleção: Após a escolha dos candidatos, a aplicação de testes técnicos, quando a função exigir é parte fundamental para avaliação dos candidatos, porém a participação do departamento solicitante na elaboração do teste é outro fator de sucesso para avaliar qual dos candidatos está realmente capacitado para ocupar a vaga em questão. Muitas empresas não fazem este tipo de procedimento, não há essa interação entre os departamentos, o que é muito prejudicial na hora da escolha final.

Após a etapa da seleção, outro ponto não pode ser esquecido, a “pesquisa social”. Pesquisa aprofundada do histórico profissional: manter contato com as demais empresas por onde o profissional que está sendo contratado já passou é muito importante, ratificar as informações que estão sendo fornecidas, as dúvidas devem ser dirimidas neste momento. Lembramos neste artigo que pesquisas ao SPC e SERASA (Serviço de Proteção ao Crédito) entre outros são permitidas, porém o candidato pesquisado não pode ser excluído por estar com alguma restrição deste tipo (Artigo 1º da Lei nº 9.029.1995).

Mesmo após a pesquisa social, aprovação da contratação do profissional pela diretoria da empresa, chegou o momento da contratação, inicia-se uma nova etapa, porém de suma importância, que podemos chamar de ambientação ou integração, poucas empresa têm a preocupação de realizar essa apresentação formal do novo funcionário aos “Stakeholders” ou mais conhecido como “CEO” (Chef Executive Officer), saber o nível de influência de cada um nos processos internos da organização, se a organização usa a técnica do “Benchmarking”, qual é o tipo de cultura organizacional que a organização adota (missão e valores), e principalmente qual é o “Core Bunisess” (negócio principal ou atividade principal da empresa).

Todas essas informações devem ser passadas com clareza para novo funcionário, neste momento a presença de um “Coach” (professor ou treinador) é muito importante, caso contrário o processo de “cognição” (ato ou ação de conhecer, aquisição de um conhecimento) pode estar seriamente comprometido.

E finalmente monitorar se a “passagem de função” esta ocorrendo de forma clara e objetiva, se o ocupante da função tem todo o conhecimento produzido armazenado de forma segura e correta (backup), para que não haja represarias ou retaliação por parte de quem esta saindo da empresa, essa medida preventiva segue o que chamamos de “política de segurança das informações” (conjunto de medidas utilizadas nas empresas para proteger as informações sigilosas contra ameaças internas e externas).

São inúmeros os cuidados que o departamento de Recursos Humanos de uma organização deve ter ao realizar um processo seletivo seguro e eficiente, e ao mesmo tempo atender as expectativas da alta cúpula, com relação ao profissional que está sendo contratado, mesmo após a contratação.

Estes cuidados devem ser tomados em qualquer nova aquisição para o quadro funcional, em qualquer nível hierárquico, e principalmente deve se tornar uma rotina administrativa, de forma a minimizar problemas mesmo após o término do prazo de experiência estipulado em lei (90 dias). Essa visão “holística” (novo paradigma que se apresenta para as organizações do mundo moderno) dos processos de recrutamento e seleção favorece a “vantagem competitiva” de uma empresa sobre as demais concorrentes (Michael Potter), reduzindo o “Turnover” (ferramenta utilizada pelo departamento de recursos humanos para mensurar as admissões e demissões em determinado período) a empresa poderá obter um bom índice de produtividade.

Essa preocupação no processo de recrutamento e seleção é uma premissa básica que deve ser observada com muito cuidado pelo departamento de recursos humanos que atua de forma estratégica, por esse motivo se torna uma poderosa ferramenta para o setor de segurança corporativa nas empresas/organizações que atuam em um mercado altamente competitivo.

André Luiz Padilha Ferreira Tecnólogo em Segurança Privada Pós-Graduado: Consultorias e Executivo na Área de Recursos Humanos. Segurança Pessoal Privado – SSP Analista em Segurança de Riscos Empresariais e Corporativos E-mail: andluipad@gmail.com / padilha.ferreira@yahoo.com.br Fone: (91) 8862-2438 / (91) 8258-5918

SEGURANÇA NA INTERNET

E-MAILS DE GOLPES VIRTUAIS AGORA CHEGAM COM NOME E CPF DA VÍTIMA

Por Renato Rodrigues, do IDG Now!
Publicada em 04 de novembro de 2010 às 08h30

Phishing scam, supostamente de seu banco, vem com nome completo e o número do CPF, em uma tentativa de legitimar o falso comunicado.
Os cibercriminosos que aplicam golpes de phishing scam – o tipo de cibergolpe mais comum na web brasileira – adicionaram um novo grau de sofisticação. Agora, o internauta recebe um e-mail, supostamente de seu banco, com seu nome completo e o número do seu CPF, numa tentativa de legitimar a mensagem falsa.
A mensagem que está circulando na web usa o nome de um grande banco brasileiro, e tanto no campo Assunto quanto no corpo da mensagem apresenta o nome completo do destinatário, além do número do CPF. Isso torna o e-mail ainda mais convincente. Para piorar, as pesquisas indicam que o internauta brasileiro não sabe identificar uma falso comunicado.
"O número do CPF é muito importante. Com a posse dele é possível a um criminoso roubar sua identidade e causar muitos prejuízos, ou em alguns casos produzir mensagens personalizadas de phishing, como essa", explica Fabio Assolini, analista sênior de malware da Kaspersky Lab, que identificou a nova tendência.
Assolini explica que essa não é a primeira vez que internautas no Brasil recebem esse tipo de golpe usando dados pessoais. Ano passado, clientes da TAM foram alvo de mensagens maliciosas que mostravam não só o nome completo como também o número do cartão do programa de pontos por fidelidade. Em 2009, no mundo todo, foram enviados 3,9 bilhões de phishings.
"Esse tipo de informação sensível geralmente é fruto de incidentes de vazamento de dados – que podem ocorrer de diversas formas: desde um servidor invadido por cibercriminosos que roubam os dados até a perda de notebooks ou pendrives com informações corporativas", diz Assolini.
Para o analista, o internauta não tem muito o que fazer para se proteger. Caso a empresa de e-commerce em que o internauta tenha feito o cadastro sofra um ataque e tenha o banco de dados roubado, o usuário torna-se uma vitima em potencial.
"No caso do CPF e outros dados temos um cenário pior: esse tipo de informação pode ser facilmente comprada pela internet ou em bancas de camelô", diz.

SERVIÇOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO

RAUL S. LOPES

       Serviços de Segurança e Higiene Ocupacional
Fone/Fax: (91) 32635873 - Cel. (91) 8181-3400 / 88167475

Realização de avaliações quantitativas e qualitativas

Avaliação de Dosimetria de Ruído
Avaliação de sobre carga Termica
Avaliaçãode Agentes Quimicos no Geral
Avaliação de Iluminancia
Avaliação de Vibração
Laudos de Insalubridades e Periculosidades
laudos de Ergnomia.
Paletras na area de segurança do Trabalho
Montar brigada de Incêndio
curso de primeiros socorros
curso de brigada de Incêndio
PPRA
PCMAT
PCMSO